terça-feira, 27 de março de 2012

Violência nos Estádios


O ultimo final de semana foi marcado por clássicos em todo planeta bola. Tivemos um Milan muito forte vencendo a Roma, a Juventus afundando a Inter em crise, um empate chocho entre Chelsea x Tottenham , e um belo clássico paulista entre Corinthians x Palmeiras.

Qual a diferença entre eles? Todos, com exceção do derby paulista, foram marcados pelo jogo dentro das quatro linhas e pelos belos gols marcados (destaque para o do Del Piero). Já o clássico no Pacaembu ficará marcado pela violência entre os torcedores e a morte de jovens ligados às torcidas organizadas.
Sou da opinião que não é a torcida organizada que leva tumulto aos estádios, e não é proibindo-as de entrarem nos estádios que elas vão fechar suas portas e sumirem de vez. A torcida organizada em geral promove muita festa, traz novos cânticos e animam o publico em geral.

Pensar que basta excluir a torcida organizada que a violência nos estádios vai sumir é balela. O que deve ser feito é pegar os baderneiros, que geralmente são os mesmos, mesmo porque não é possível que existam tantas pessoas dispostas a brigar, e os obrigarem a se apresentarem em dia de jogos a uma delegacia e assistir o jogo dali. Já que eles se dizer tão apaixonados assim pelos seus clubes, punição maior que essa não existiria. Ou então aplicar penas pesadas aos baderneiros e mostrarem para toda sociedade o destino de quem “não sabe torcer”.

Brigas são marcadas, 300 palmeirenses não encontram 300 corintianos, ambos uniformizados, por obra do acaso. A policia deve agir com mais inteligência e reforçar a segurança publica nos locais que esses marginais resolverem se matarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário